sexta-feira, 30 de março de 2012

segunda-feira, 26 de março de 2012

"Tunnel Vision"



"Para enxergar o que está diante do nariz é preciso um esforço constante". George Orwell




.

quarta-feira, 21 de março de 2012

O Direito, a Arte e a Sensibilização




"(...) O discurso jurídico tradicional dirá: todo ser humano tem direito à nacionalidade e à alimentação digna. Porém, filmes como “Trem da vida”, ou “Garapa”, envolverão aqueles que os assistem no drama de apátridas ou de pessoas que conhecem a fome crônica, levando-os, talvez, a superarem o seu contexto existencial e inserirem-se em novas realidades, experimentadas por meio da arte. Assim, autores como Rorty e Nussbaum defendem que concei­tos como sensibilidade, imaginação criativa, empatia são indissociáveis da luta pela defesa de direitos."  (Grifei)


(...)


"O condicionamento sentimental, a educação sentimental, são vistos como algo muito mais importante para o desenvolvimento de uma cultura humanista do que a busca pelo conhecimento. É na sensibilização, na possi­bilidade de ampliar “quem somos nós”, “nosso tipo de gente”, “gente como nós”, que está a aposta de RortyE a Arte permite a inserção dos indivíduos em “outros mundos”, ampliando-lhes a possibilidade de compreenderem realidades distintas: um romance pode aproximar o branco da escravidão; uma foto demonstrar o horror de uma guerra; um poema, a angústia de um prisioneiro; um filme, as barbaridades ocorridas em uma grande cidade; uma música entoar um canto de liberdade; uma peça de teatro apresentar ao homem a realidade feminina. (...)". (Grifei)





Eduardo Gonçalves Rocha e Marcia Cristina Puydinger de Fazio: "O Direito Pela Arte: O Movimento Casa Warat" (Revista Direito e Sensibilidade)



***

Recomendo fortemente a leitura da íntegra do excelente artigo acima mencionado. Para ter acesso, basta clicar no título em epígrafe.









segunda-feira, 19 de março de 2012

"De-vir-es"







"De-vir-es"
(SIC)


Quem sabe seria eu melhor (ou pior!) do que ainda nem cogitara que poderia - ser?

Pois sendo o que sou, restam de mim infinitas ilusões que na ante-sala esperam - ser.

Se ainda não sou, é porque algo em mim insiste em não querer - ser.

Ainda sou quase tudo o que já fui, escravo do que acreditei que um dia poderia - ser.

RSB

sábado, 17 de março de 2012

Projeto de Decreto Legislativo nº 225/2011 - Energia Nuclear: Plebiscito


Ativistas do Greenpeace Brasil diante do complexo nuclear de Angra em protesto de 2009 contra a construção de um novo reator (© Greenpeace / Alex Carvalho) 


De autoria do Deputado Federal Ricardo Izar, o Projeto de Decreto Legislativo nº 225/2011, atualmente em trâmite na Câmara dos Deputados, sugere a convocação de plebiscito para consulta popular sobre a continuidade, ou não, do uso de fontes de energia nuclear.  Confira aqui o andamento do referido projeto.

(Leia aqui o inteiro teor da proposta parlamentar)

***

Recente estudo elaborado pelo Greenpeace apontou graves problemas envolvendo a segurança da usina nuclear Angra 3. Segundo especialistas, "A usina de Angra 3 foi projetada com equipamentos defasados - o plano data da década de 1970 - e que não estão preparados para eventuais terremotos, tsunamis, tornados e furacões." Dessa forma, concluíram os técnicos ligados à referida entidade que eventual catástrofe em solo brasileiro teria consequências muito maiores do que a ocorrida em Fukushima.


***

Assim, diante: (i) da tragédia ocorrida no ano de 1986, em Chernobyl (Ucrânia) e, mais recentemente, em Fukushima (Japão), em 2011; (ii) da grave questão dos resíduos /produtos radioativos provenientes das usinas; (iii) das fartas fontes energéticas alternativas (limpas) disponíveis na atualidade; (iv) dos exorbitantes custos e da falta de transparência dos gastos operacionais referentes ao projeto eletronuclear pátrio; não podemos ter outra postura senão a de sermos radicalmente CONTRA a continuidade das operações das usinas nucleares já instaladas, bem como CONTRA a implementação de novas usinas nucleares em nosso país.


sexta-feira, 16 de março de 2012

domingo, 11 de março de 2012

"Poemas de Guantánamo: Os Prisioneiros Falam"






Poema da Morte (tradução livre)
Jumah al Dossari


Tome meu sangue
Tome minha mortalha e
Os restos de meu corpo.
Tire fotografias de meu cadáver no túmulo,
solitário.

Mostre-os ao mundo,
Aos juízes e
Às pessoas de consciência,
Mostre-os aos homens de princípio e os
justos

E deixe-os sentir o peso da culpa diante
do mundo,
Dessa alma inocente.
Deixe-os sentir o peso diante de suas
crianças e diante da história
Desta alma estragada, sem pecados,
Desta alma que sofreu nas mãos
dos 'protetores da paz'.


Fonte: BBC Brasil

War Pigs - Black Sabbath





"(...) Um país só é democrático quando defende suas minorias da tirania das massas.(...)"





Hélio Schwartsman

("Cristo despejado" - artigo publicado no jornal Folha de São Paulo - em 10-03-12)

"No Nukes": Energia Limpa Já!


sexta-feira, 2 de março de 2012

Filosofia e Matrix








Nem mesmo a totalidade das coisas que existem no mundo,  capazes de satisfazer os sentidos de alguém,  pode satisfazer aquele cujos sentidos são descontrolados”.




(Vamanadeva – Srimad-Bhagavatam: 8.19.21).