sábado, 17 de março de 2012

Projeto de Decreto Legislativo nº 225/2011 - Energia Nuclear: Plebiscito


Ativistas do Greenpeace Brasil diante do complexo nuclear de Angra em protesto de 2009 contra a construção de um novo reator (© Greenpeace / Alex Carvalho) 


De autoria do Deputado Federal Ricardo Izar, o Projeto de Decreto Legislativo nº 225/2011, atualmente em trâmite na Câmara dos Deputados, sugere a convocação de plebiscito para consulta popular sobre a continuidade, ou não, do uso de fontes de energia nuclear.  Confira aqui o andamento do referido projeto.

(Leia aqui o inteiro teor da proposta parlamentar)

***

Recente estudo elaborado pelo Greenpeace apontou graves problemas envolvendo a segurança da usina nuclear Angra 3. Segundo especialistas, "A usina de Angra 3 foi projetada com equipamentos defasados - o plano data da década de 1970 - e que não estão preparados para eventuais terremotos, tsunamis, tornados e furacões." Dessa forma, concluíram os técnicos ligados à referida entidade que eventual catástrofe em solo brasileiro teria consequências muito maiores do que a ocorrida em Fukushima.


***

Assim, diante: (i) da tragédia ocorrida no ano de 1986, em Chernobyl (Ucrânia) e, mais recentemente, em Fukushima (Japão), em 2011; (ii) da grave questão dos resíduos /produtos radioativos provenientes das usinas; (iii) das fartas fontes energéticas alternativas (limpas) disponíveis na atualidade; (iv) dos exorbitantes custos e da falta de transparência dos gastos operacionais referentes ao projeto eletronuclear pátrio; não podemos ter outra postura senão a de sermos radicalmente CONTRA a continuidade das operações das usinas nucleares já instaladas, bem como CONTRA a implementação de novas usinas nucleares em nosso país.


Nenhum comentário: